Não há associação entre câncer de pulmão e o consumo de Maconha

marijuana-lungs

Mais uma lenda sobre os malefícios da Maconha vem caindo por terra, pois a Maconha não está associada ao risco de se desenvolver um câncer de pulmão. Recentemente rolou uma apresentação na reunião anual da Associação Americana de Pesquisa do Câncer, onde os pesquisadores da Universidade da Califórnia, puderam exibir os dados mais recentes de uma pesquisa sobre essa relação (que não existe).

O estudo apresentado foi baseado em estudos de caso conduzidos entre 1999 e 2012 nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Nova Zelândia, com uma variedade de 2159 casos de câncer de pulmão e 2985 controlados. Todas essas pesquisas foram parte do International Loung Cancer Consortum (ILCCO), que se trata de um grupo internacional de pesquisadores de câncer de pulmão com o objetivo de compartilhar os dados a partir do estudo do câncer de pulmão em curso.

A Dr. Zhang, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, relizou duas analizes. Em um deles foram comparados todos os casos de câncer de pulmão e todos os controlados, sem importar se fumaram tabaco no passado ou não. Para diminuir a confusão causada pelo tabaco, ela restringiu as analises apenas para quem nunca havia fumado tabaco.

“…Em comparação com os fumantes de maconha regulares que também fumam tabaco, não houve aumento significativo no risco de câncer. Em uma segunda analise, considerando os que fumam apenas maconha, excluindo a turma do tabaco, não houve diferença significativa em nenhuma das comparações, mesmo entre usuários regulares e os ocasionais.

O resumo da apresentação dos pesquisadores, eles concluiram “Nossos resultados mostram claramente que não há nenhuma associação significativa entre a intensidade, duração ou consumo regular de maconha e o risco de câncer de pulmão”.

Vale lembrar também que inúmeros estudos pré-clinicos já documentaram que os canabinoides na verdade possuem propriedades anti-cancerígenas, inclundo a inibição do surgimento de células cancerígenas no pulmão.

Anúncios

4 respostas em “Não há associação entre câncer de pulmão e o consumo de Maconha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s