Congresso Internacional sobre Drogas 2013 está disponível online

Mas que maravilha! Se você não foi no Congresso Internacional sobre Drogas 2013, que rolou no começo do mês em Brasília e queria muito ter apreciado tantos especialistas provando porque a guerra às drogas é uma experiência fracassada, agora pode ter acesso todas as mesas e palestras desses três dias de congresso.

Já está disponível no Youtube os vídeos das mesas do CID. Basta acessar o canal do CID 2013 e se esbaldar em muita informação e conhecimento. Especialistas das mais diversas áreas se juntaram durante 3 dias para a realização do evento que foi um marco na luta antiproibicionista do Brasil.

Nomes como Sidarta Ribeiro, Renato Malcher, João Menezes, Elisaldo Carlini, Dartiu Xavier, Maria Lúcia Karam, Luciana Boiteaux, Henrique Carneiro, Cesar Gaviria, Denis Russo, Gabor Maté, Ethan Nadelmann, Martin Barriuso e Emílio Figueiredo, entre muitos outros especialistas de grande peso.

Os vídeos estão todos na integra, e tem tanto as falas dos participantes como as perguntas e suas respostas. Vale a pena reservar um tempo e conferir o conteúdo completo desse CID que foi simplesmente espetacular.

Aqui, nós postamos a abertura do evento, primeiro porque é a abertura e também porque consideramos este vídeo muito especial. Reparem aos 3m30s quando o deputado Wellington Luiz (PPL) inicia seu discurso, a abordagem proibicionista dele e como a platéia reage quando ele menciona seu apoio à diminuição da maioridade penal. Ele apresenta uma linha de pensamento completamente retrograda e foi vaiado ao ponto de se retirar da cerimônia e do Congresso. Este foi um pequeno recado à todos os proibicionistas do nosso Governo: não somos trouxas! Sabemos que a política de drogas é fracassada e vamos muda-la. Infelizmente no vídeo foi cortada a cena onde ele se retira da mesa e vai embora, mas quem estava presente jamais se esquecerá desse momento.

gfd

Vale lembrar também que tanto o Deputado Osmar Terra quanto o psiquiatra Ronaldo Laranjeira foram convidados para participarem do CID e expressarem seus pontos de vista, ainda que não em sintonia com o resto do congresso. Porém ambos sequer responderam aos convites. Preferiram se esquivar dessa saia justa, na qual teriam seus falsos argumentos completamente desmentidos por especialistas de grande peso de todo o Brasil e outras partes do mundo. Preferiram se esconder ao invés de vir à públco defender suas ideias. Defender suas idéias na televisão ou nos jornais é muito fácil. Difícil é encarar o time o que compareceu nesse CID e ainda assim falar as atrocidades que eles costumam falar.

Porém não surpreende esse tipo de comportamento. Eles são bem espertos pra se arriscarem desse jeito. Preferiram “xingar muito no twitter” do que arriscar seus planos nesse nível. No vídeo aparece o deputado Wellington Luiz sendo vaiado, mas imaginem a reação quando/se o Laranjeira ou o Terra fossem falar? Seria no mínimo bem engraçado.

Mas o que era de conhecimento apenas dos que foram, agora é público. Se esbaldem nesse mar de conhecimento e divulguem. Afinal de contas chover no molhado não resolve, precisamos levar esse conhecimento aos que desconhecem. Muita gente na sociedade (a grande maioria) ainda vive alienada e crente nas falácias proibicionistas. Mas cada vez mais temos argumentos, provas e materiais pra mudar essa realidade, e tanto o CID quanto a divulgação desse material online são provas disso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s