Fantástico & Maconha: a legalização cada vez mais próxima

1008222_482641748488290_314770726_oPoderia ter sido melhor? Sempre pode, mas até que dessa vez a matéria foi muito razoável. Enquanto nos EUA estão FATURANDO BILHÕES com o mercado legalizado da maconha, aqui no Brasil continuamos DESPERDIÇANDO BILHÕES numa guerra perdida, sanguinária e irracional. A maconha é uma planta que jamais deveria ter sido proibida, tanto por seus usos medicinais quando industriais.Muitos obstáculos ainda se encontram à nossa frente, mas com matérias como essa (que já não é a primeira feita pela emissora), podemos perceber uma mudança na tonalidade que é dada ao tema “legalização”. A ideia da legalização começa a ser inserida de maneira mais frequente na mídia, mostrando um horizonte animador. Não, a maconha não será legalizada logo ali, mês que vem ou esse ano. Mas é evidente que hoje o tema já não causa tanto espanto, tanta repulsa na sociedade como era antes. Uma prova disso é o Fantástico ter dedicado 18 minutos inteiros para tratar sobre o tema, de uma maneira educativa e positiva. Foram mostrados diversos aspectos de um mercado legalizado, desde a produção caseira de receitas de culinária quanto a universidade Oaksterdam, que ensina a cultivar maconha.

Com certeza poderiam ter sido utilizados termos melhores e ter feito uma abordagem mais completa, tratando por exemplo os aspectos medicinais ou os problemas gerados pela proibição, como o tráfico e violência envolvidos num mercado ilegal.Mas essa matéria foi bastante clara no sentido de evidenciar o tamanho do rombo no orçamento e da loucura que é travar uma guerra contra uma planta. Muitos brasileiros que assistiram devem ter se perguntado ou comentado no final “é muito dinheiro né? E aqui vai tudo pra mão do tráfico. Poderiam legalizar logo e reverter essa grana pro governo e assim investir no que é mais importante”. E nos últimos tempos cada vez mais brasileiros tem se perguntado a mesma coisa e outros tantos começam a ter acesso à informações que antes lhes eram privadas, dando margem para uma série de questionamentos e eventualmente mudança de postura em relação a maconha. A internet tem sido a maior arma que temos, pois essa mesma matéria do Fantástico já está disponível online e pode ser vista diversas vezes por qualquer pessoa. Antes o que era limitado, agora está ao alcance de todos, principalmente a informação.

Com um passo por vez, de maneira sutil e discreta, a legalização vem se mostrando uma realidade cada vez mais próxima. Matérias como essa nos inspiram a continuar lutando pela legalização da maconha, pois vemos que é possível, que não é absurdo ou utopia. Na verdade, cada vez mais a legalização deixa de ser uma questão de “SE” e está se tornando uma questão de “QUANDO”!

Se você perdeu a matéria exibida, assista aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s