Uruguai faz história e se torna o primeiro país a regulamentar a maconha

156307_487437174675414_1703220823_n

O tão esperado dia chegou, o Uruguai legalizou a maconha! Após um dia inteiro de debates, o Congresso uruguaio aprovou (por 50 votos a 46) o projeto que regulamenta a produção, distribuição e venda de maconha no país.O projeto (que foi enviado pela presidência do país ainda ano passado) ainda deve passar pelo Senado, mas lá o governo tem folgada maioria e deve aprova-lo sem dificuldades. Feito isso faltará apenas a assinatura do presidente Mujica e FIM à proibição da maconha no Uruguai.

Apesar da vitória no Congresso, o projeto não conta com a aprovação da maioria dos uruguaios (cerca 63% de população), e com isso a oposição pretende fazer uma espécie de consulta popular, na tentativa de usar este artifício para tentar barrar o projeto.

A maconha já pode ser produzida e consumida em outros países como Holanda, EUA e Espanha, mas está atrelada a condições e restrições específicas. Nos EUA por exemplo as leis favoráveis a maconha são de nível estadual e a polícia federal não dá descanso para os cultivadores e dispensarias. Na Holanda o comércio é completamente esquizofrênico, com uma produção não regulamentada e um governo que faz vista grossa para esse sistema. Na Espanha existem alguns bons exemplos, como os clubes canábicos, medida que também foi adotada pelo projeto uruguaio.

Com certeza esse dia 31 de Julho entrou para a história da política de drogas mundial. Nunca antes um país foi tão longe na coragem e disposição para enfrentar os problemas que a proibição das drogas inflige. Todo o globo agora volta sua atenção para esse país pequeno em território e grande coragem, na expectativa dos resultados dessa mudança. É uma medida inovadora e que certamente servira de inspiração para outras nações tomarem iniciativas semelhantes.

Esperamos que seja apenas o começo de uma nova fase na vida de todos os uruguaios, onde cidadãos, jardineiros e maconheiros possam viver com mais paz; uma fase onde a sociedade seja beneficiada e reconheça o valor dessa nova política de drogas; um futuro em que a planta possa crescer livre de prisões ou preconceitos. Parabéns Uruguai!

Anúncios

Uma resposta em “Uruguai faz história e se torna o primeiro país a regulamentar a maconha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s