Conheça os países “amigos” da maconha

Será que você sabe em quais países é possível degustar a ganja sem grilo com a polícia? A galera do The Huffington Post fez um infográfico muito legal mostrando quais países são “amigos” da maconha e quais são contra.

Vale registrar um pequeno erro deles (infelizmente): no mapa, o Brasil aparece como país “Descriminalizado” e na verdade sabemos que não é bem assim. O consumo e porte de maconha para uso pessoal continuam sendo considerados crimes, ainda que não passiveis de uma pena com privação da liberdade. Mas muitos cultivadores ainda são presos; muito usuário ainda é agredido pela PM (quando não é preso enquadrado como traficante); vários pacientes sofrem por falta desse santo medicamento. Falando em medicina, por aqui o uso medicinal até está previsto na lei, precisando de um médico que endosse o pedido e autorização da Anvisa (coisa que até hoje jamais aconteceu em toda a história). A descriminalização é um passo muito primário no sentido da legalização, mas ainda assim é um passo que infelizmente não demos.

O marco na legislação que Uruguai está definindo irá tornar o país o primeiro do mundo a criar uma indústria estatal de maconha – fixando o preço baixo o suficiente pra enfraquecer o mercado negro e permitir que governo tenha controle do cultivo e distribuição. O projeto tem apoio do presidente José Mujica, que rejeita as acusações de que a legalização da maconha poderia levar as pessoas a experimentarem drogas mais pesadas.

O Uruguai é o primeiro país do mundo a anunciar planos para nacionalizar o negócio da maconha, mas existe muitos outros lugares onde você pode fumar seu baseado livremente. Na Coreia do Norte por exemplo, maconha não é classificada como droga (onde fumar é uma maneira popular de soldados e trabalhadores braçais relaxarem depois de um exaustivo dia de serviço. A posse de pequenas quantidades para uso pessoal foi descriminalizada em muitos países europeus e sul-americanos, onde essas políticas tem demonstrado surtir pouco impacto no uso de drogas. Depois de Portugal ter eliminado as sansões penais para usuário de drogas em 2001, a transferência de recursos de aplicação da lei de prevenção e programas de reabilitação tem feito desse um experimento de grande sucesso.

A maconha continua ilegal em nível federal nos EUA, e o presidente Barack Obama não parece estar afim de fazer qualquer alteração que seja na lei neste momento.

 

2013_08_WorldWeed_1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s