Suíça descriminaliza a maconha

Dessa vez é a Suíça que se junta ao time dos países onde a ganja é descriminalizada. Isso significa que o porte e consumo não são mais considerados crimes.

Tudo se deve à uma alteração legislativa e que começou a valer no dia 1 de outubro. Agora, qualquer adulto que for pego portando até 10 gramas de maconha não será mais preso. Ao invés disso ele deverá pagar uma multa de 100 francos suíços (cerca de 80 euros) e fica livre de qualquer registro criminal.

Essa revisão da lei foi aprovada pelo Parlamento já faz um ano, mas a discussão pública que isso gerou dividiu o país. O objetivo da nova medida é uniformizar a legislação, que variava muito em cada divisão administrativa do país.

Os defensores da descriminalização consideram que esse novo regime é uma aproximação pequena mas realista, em relação ao problema do consumo. Eles esperam que essa medida sirva pra poupar recursos do país, evitando que a cerca de 30 mil casos cheguem por porte de maconha aos tribunais. “Os recursos da polícia devem ficar livres para perseguir o tráfico de drogas ao invés dos usuários”, disse a porta-voz da Addiction Switzerland, Corine Kibora, em declarações à SBC.

Cerca de 500 mil cidadãos suíços consomem maconha ocasionalmente e agora vão poder apreciar sua ganja com mais paz e tranquilidade. Com o novo regime, a Suíça se junta à Portugal e Espanha, e fortalece o coro na Europa para a legalização da maconha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s