Romênia legaliza o uso medicinal da maconha

O país tornou-se o 10º da União Européia a permitir o uso terapêutico da erva.

Não há mais dúvidas de que a legalização da maconha é um processo concreto no mundo inteiro, sem chance de retroceder. A Romênia acaba de legalizar o uso medicinal e agora, pacientes que recebam autorização podem usar a maconha medicinal para tratar suas condições.

Até então, era proibido a posse e uso da maconha e todas as suas formas derivadas. Mas graças a mudanças em duas leis de entorpecentes do país, pacientes poderão se medicar utilizando certas formas de maconha, como extratos, haxixe e partes da planta.

As mudanças legislativas também oferecem a possibilidade de registro de produtores que queiram trabalhar fornecendo produtos para esse mercado.

De qualquer forma, nem tudo é alegria. A posse e uso recreativo da maconha continuam proibido na Romênia. Mas pelo menos o país junta-se à outros da UE como República Checa, França e Holanda e abre as possibilidades de um tratamento mais digno e eficiente para os pacientes que necessitem desse medicamento.

A eficiência da maconha tem sido comprovada no mundo todo, como no tratamento do câncer, glaucoma, esclerose múltipla e dores crônicas. E muitos estudos estão em andamento para tratar outras doenças como Parkinson e Alzheimer.

A Suíça descriminalizou a posse e uso no começo do mês também. Parece que a tão conservadora Europa está querendo mostrar um caminho mais coerente para lidar com a questão da maconha, fortalecendo o coro dos países latino americanos – como Colômbia, México e Guatemala – que estão lutando na ONU para acabar de vez com a guerra às drogas. Tomara que consigam mesmo e que o Brasil também entre nessa onda!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s