Maconha pode melhorar a sua pele, mas não é fumando

skin-marijuana-smoke-0-11-17-720x340

Especialistas dizem que a maconha pode oferecer benefícios à sua pele, mas tudo depende de como você administra.

Com a  popularização da maconha da maconha nos EUA, diversos usos medicinais vem sendo estudados pelos centros de pesquisas. Muitos benefícios já foram comprovados, inclusive no que se refere à saúde da nossa pele. Em uma entrevista com dois dermatologistas nova-iorquinos, o The Huffington Post revelou um aspecto importante dos efeitos da maconha sobre a pele.

Já são bastante conhecidos os benefícios que os componentes medicinais da maconha são úteis no tratamento de algumas doenças de pele (inclusive o câncer), mas ela também tem um grande potencial rejuvenescedor. Na entrevista, o Dr. Bobby Buka e o Dr. Ariel Ostad explicaram que os componentes químicos da maconha, os chamados canabinóides, são poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Para o Dr. Buka , assim como o vinho tinto, o uso moderado de maconha pode ser bom para a pele. Mas a chave para aproveitar esses benefícios é a forma como você consome a erva.

“O sistema de entrega é realmente crítico. Até mesmo um bong é preferível (para fumar a maconha).”

Na verdade, fumar maconha, da mesma forma que fumar cigarros, tem um impacto negativo na pele, contrariando as propriedades anti envelhecimento da planta e levando sua pele a envelhecer mais rapidamente, em vez de mais lento. A razão parece ser que a maconha consumida por combustão libera uma quantidade de agente cancerígenos semelhante à de cigarros de tabaco.

skin-marijuana-smoke-2-11-17

A gêmea da esquerda fumou cigarros 17 anos a mais que a gêmea da direita. (Foto: The American Society of Plastic Surgeons)

Mesmo que o THC possa oferecer alguma proteção contra subprodutos nocivos do fumo, Dr. Buka adverte que como efeito negativo da combustão, é possível haver uma diminuição na produção de colágeno – levando a pele a ter uma aparência mais velha. Ele também adverte que fumar maconha pode agravar problemas de pele como psoríase e rosácea.

Vaporizadores – que aquecem a maconha o suficiente para que ela libere suas propriedades químicas sem gerar combustão – são provavelmente a melhor  forma de superar esses inconvenientes. No entanto, esse equipamento ainda é caro e pouco acessível aqui no Brasil. Bongs são conhecidos por filtrar pelo menos alguns subprodutos nocivos do fumo, e por isso, podem ser uma alternativa àqueles que não possuem um vaporizador.

skin-marijuana-smoke-03-11-17

A fumaça produzida pela combustão contém muitos agentes nocivos. (Foto: MAPS)

Tratando-se de uso terapêutico, uma outra forma bastante recomendada são preparos à base de ganja para ser aplicados diretamente na pele (uma maneira de evitar o dano potencial provocado pela fumaça).

Por outro lado, o Dr. Ostad acredita que a maconha poderia oferecer outros benefícios à pele independentemente da forma que for consumida. Ele explica que a capacidade da maconha de te fazer se sentir melhor pode realmente ter um impacto positivo na saúde da pele também.

“Esses receptores de THC podem levar ao aumento da produção de neurotransmissores que nos fazem sentir melhor, como a serotonina.”

E o Dr. Burka ainda acrescenta que apenas ser capaz de reduzir o stress já pode ajudar com determinadas condições de pele.

Tudo isso sem contar os inúmeros produtos cosméticos a base de cânhamo produzidos no mundo inteiro. São produtos para a pele, cabelo e beleza que já estão se destacando no mercado . Nas feiras canábicas que rolam ao redor do mundo, é possível encontrar vários stands de empresas especializadas em cosméticos feitos à base de maconha.

Como podemos ver, o uso da maconha pode ser muito benéfico para a nossa pele, desde que feito da maneira correta e sem excessos. Cada vez mais nós vamos tomando ciência do tamanho da revolução que será a plena regulamentação da maconha: seja fumando unzinho ou comprando cremes de beleza, ainda vamos ver muita madame aproveitando os benefícios da ganja.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s