Indústria automotiva aposta em bioplástico à base de maconha

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Menos petróleo, menos gases e mais reciclagem. O novo bioplástico poderia ser uma revolução no mercado.

Há milênios a maconha vem servindo o homem como matéria prima para facilitar sua vida e produzir inúmeros produtos. Não é questão de fazer os mesmos produtos que outras matérias primas fariam, e sim de fazer melhor. Uma prova disso é que a Faurecia, um dos maiores fornecedores de autopeças do mundo, desenvolveu um plástico à base de cânhamo, feito inteiramente a partir de materiais renováveis e que espera produzir em massa já em 2016.

Introduzido na semana passada no LA Auto Show, o novo produto se chama BIOMAT e oferece uma alternativa mais leve e mais “eco amigável” do que o tradicional moldado por injeção de plástico.

O Biomat é produzido a partir de uma mistura de fibras de cânhamo e uma matriz de base biológica chamado PBS (Polibutileno succinato), que a divisão química da Mitsubishi ajudou a desenvolver.

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É possível que o novo bioplástico poderá ser encontrado em modelos da Volkswagen, Ford, Renault- Nissan, GM e BMW já em 2016.

Será utilizado para fabricar componentes interiores, como painéis de portas, que podem então ser cobertos com vários têxteis ou couro.

Segundo a empresa, BIOMAT, “reduz a dependência da indústria em petróleo, ajuda a reduzir gases de efeito estufa e tem um nível de reciclagem mais elevado para veículos futuros, bem como um impacto positivo sobre a avaliação do ciclo de vida.”

Enquanto o cânhamo não é incomum em carros de hoje, o uso de materiais naturais torna BIOMAT uma melhoria quanto a velhos compostos de cânhamo, incluindo produto NAFILean da própria Faurecia, que é feito de cânhamo e polipropileno à base de petróleo.

Tanto BIOMAT quanto NAFILean, pesam cerca de 25% menos que os materiais de fibra de vidro comparáveis​​, contribuindo para o melhor desempenho do carro e eficiência de combustível.

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Vendas Faurecia 2012.

A Faurecia é uma empresa especializada em componentes internos e foi o 7 º maior fornecedor mundial de peças OEM em 2012, de acordo com a Automotive News. Entre os principais cliente da empresa, estão Volkswagen, Ford, Renault- Nissan, GM e BMW.

A maioria das vendas da empresa são na Europa, onde os fabricantes de automóveis enfrentam regulamentações ambientais mais rigorosas do que na América do Norte e estão constantemente preferindo materiais de base biológica, como resultado.

É a revolução da maconha acontecendo aos poucos. Quando menos esperarmos, estaremos dirigindo carros compostos de maconha em meio ao proibicionismo  – pelo menos isso.

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