Os maconheiros dormem melhor

james_franco_01

Além de aumentar o tempo de duração, a maconha também melhora a qualidade do sono]

Não é só hábito ou cultura. Queimar unzinho antes de dormir trás mais benefícios do que você pode imaginar.

Pra muita gente, aquele beck noturno, queimado antes de dormir, costuma ser o melhor do dia. Em todo o mundo, é muito comum as pessoas usarem a maconha antes de dormir, seja por hábito ou necessidade, e décadas de pesquisas e estudos podem explicar o porquê. 

Além de aliviar a insônia, a maconha possui uma vasta gama de efeitos sobre o sono. Isso se deve porquê os compostos químicos contidos na maconha, os canabinoides, simulam efetivamente a atividade de substâncias químicas contidas naturalmente no cérebro.

Essas substâncias químicas e seus aspectos biológicos compõem o sistema endocanabinoide do corpo, que é responsável pela regulação do sono, entre outras funções. Entre seus benefícios, aqui estão alguns dos principais:

Adormecer mais Facilmente

Algumas das primeiras pesquisas sobre maconha e sono, mostram que o principal ingrediente da maconha, o THC, pode reduzir bastante o tempo que as pessoas levam para dormir.

Um pequeno estudo publicado em 1973 realizado com 9 indivíduos que sofriam de insônia, mostrou que o THC reduziu em média 1 hora o tempo que levaram para dormir. No entanto, os pesquisadores notaram que doses muito altas poderiam neutralizar o efeito, ja que esse canabinoide tem uma característica estimulante. Também foi estudado o efeito do THC em indivíduos saudáveis, que por sua vez se mostrou igualmente eficaz.

Dormir mais

Os primeiros estudos também revelaram que, seja consumindo THC ou CBD antes de dormir, provavelmente o tempo do sono ira aumentar. Em um desses estudos, mostrou-se que quanto mais THC for consumido, mais o tempo gasto dormindo.

No entanto, observou-se que doses mais altas de THC, podem trazer um acúmulo de pensamentos ao acordar, enquanto que com doses mais baixas isso não acontecia.

Sono mais Profundo

Alguns dos efeitos mais interessantes da maconha com relação ao sono, é seu impacto sobre o ciclo do sono. Estudos mostram que o THC pode aumentar a quantidade de sono em ondas lentas, também conhecido como sono profundo. Este é um ótimo efeito, já que um sono profundo desempenha um papel importantíssimo no processo de restauração, que ocorre durante o sono.

Além do mais, os especialistas acreditam que os efeitos nocivos da privação de sono resultam de uma falta de sono de ondas lentas. Por exemplo, pesquisas sugerem que a hipertensão, que pode surgir devido a falta de ondas lentas no sono, especialmente em homens mais velhos.

Diminuição do sono REM

Outra forma que a maconha interfere no sono é diminuindo o sono REM. Muitas pessoas que fumam antes de dormir, dizem não sonhar, o que só ocorre no sono REM. Embora a diminuição do sono REM possa parecer um efeito negativo, os cientistas ainda não sabem ao certo qual seria a finalidade desse estágio do sono.

No entanto, quando pessoas que usam maconha frequentemente interrompem o uso, experimentam um aumento no sono REM, também conhecido como “repercussão do sono REM”, que é acompanhado de um aumento no sonhar e inquietação durante o sono. Porém este efeito tende a desaparecer dentro de alguns dias ou semanas, dependendo do indivíduo.

Respirar Melhor

Quando se trata de uso medicinal, a maconha pode oferecer um benefício incrível para os cerca de 25% dos homens e 9% das mulheres que sofrem de uma doença chamada apneia do sono.

A apneia é caracterizada pela respiração interrompida durante o sono e tem sido associada a uma série de doenças graves, incluindo diabetes e problemas cardíacos. Infelizmente, a grande maioria das pessoas que sofrem da apneia do sono permanecem sem diagnóstico e nem tratamento. Mesmo aqueles que procuram tratamento, eventualmente desistem de usar uma máscara de CPAP todas as noites – acessório utilizado como para ajudar na respiração.

Mas é aí que a maconha pode ajudar! Atualmente, pesquisadores estão testando o THC como alternativa para a apneia e os primeiros resultados são muito promissores. Se os estudos clínicos forem bem sucedidos, pacientes com apneia do sono poderão ter a opção de trocar a grande máscara por uma dose de maconha antes de dormir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s