Uruguai se torna o primeiro país a regulamentar a maconha

fscefvcc

Após votação apertada, a vitória é vivida com euforia  e muita fumaça. A decisão promete servir de exemplo para outros países.

Finalmente, após uma votação bastante apertada, o Uruguai legalizou a maconha. Esta terça-feira entrou pra história da política de drogas do planeta, pois foi a primeira vez que um país regulamenta a produção, distribuição, comércio e consumo da maconha.

A corajosa decisão se deu numa votação que durou o dia inteiro e acabou agora a noite. Com um resultado de 16 à 13, os senadores uruguaios aprovaram a mudança na lei. Ainda falta a assinatura do presidente José Mujica, mas essa é a parte mais fácil, pois a lei foi proposta por ele mesmo. O senador Alberto Couriel, membro da Frente Ampla chamou a aprovação do projeto de “um dia histórico” para o Uruguai.

05maconhaaprovacaouruguaiap (1)

A tão esperada legalização foi votada e aprovada nesta terça-feira.

“Esta é uma tentativa de acabar com o tráfico de drogas ilegais através da regulamentação do mercado, trazendo-o para a luz do dia”, disse o presidente Mujica em um comunicado. O Presidente uruguaio acrescentou ainda que “a lei não estimula o consumo da maconha, apenas identifica o consumidor para que as autoridades possam intervir em casos de abuso”.

Até hoje, a lei por lá não penaliza o usuário, mas mantinha a produção e comércio na ilegalidade. Algumas restrições irão reger a produção e venda da maconha. Somente uruguaios registrados e com mais de 18 anos poderão comprar, e apenas um limite de 40 gramas por mês. poderão comprar em farmácias ou cultivar o máximo de 6 plantas em sua propriedade. A legislação também permitirá a cr’iação dos chamados clubes canábicos, composto por um limite de 45 membros, que poderá cultivar até 100 plantas.

O Conselho Nacional de Drogas do Uruguai estima que existam cerca de 120 mil usuários de maconha no país, em uma população de 3,3 milhões. Os grupos ativistas já consideram um número maior, na faixa dos 200 mil.

Tomara mesmo que essa grande mudança reflita resultados positivos em todos os cantos do mundo, servindo de exemplo e inspiração para um futuro sem perseguição à ganja. o Uruguai será um grande laboratório e com certeza todos ficarão muito satisfeitos por lá. Outros países da América Latina já se mostraram favoráveis à legalização (e não só da maconha), mas o Brasil continua contra. Porém o tempo desse proibicionismo covarde e irracional está contado no mundo, e o Brasil não vai poder ficar de fora. Parabéns hermanos! Parabéns Uruguai!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s