Comer sementes de cânhamo pode ajudar a controlar a hipertensão

hemp-seed-hypertension-12-27-720x340

Novas pesquisas indicam que comer sementes de cânhamo pode ajudar tanto na prevenção quanto no tratamento da pressão arterial elevada, a famosa hipertensão.

Comer sementes de maconha não é novidade para o homem. Há milhares de anos que se conhece o alto poder nutritivo da semente da maconha, mais precisamente do cânhamo (linhagem sem propriedades psicoativas utilizada no setor industrial). Além de magnésio, potássio, fibras e quase todas as vitaminas que o corpo precisa, as sementes de cânhamo contém grandes quantidades de ômega 3 e 6, ácidos graxos essenciais – são as únicas a conter sozinha os dois juntos.

É uma ótima forma de complementar a refeição de maneira saudável e nutritiva, além de contribuir para uma vida bem mais saudável. Esse hábito contribui para melhorar diversas condições médicas, inclusive controlar a hipertensão. É o que afirmam pesquisadores da Universidade de Manitoba, que acreditam que sementes de cânhamo podem oferecer uma alternativa mais segura, ao invés das drogas tradicionalmente prescritas para o tratamento. Estudos anteriores sugerem que, as proteínas encontradas nas sementes de cânhamo possuem uma variedade de benefícios cardiovasculares.

“Estudos in vitro preliminares demonstraram que os péptidos de semente de cânhamo industrial, possuem propriedades antioxidantes e anti-hipertensivos.”

Em um estudo, publicado no European Journal of Nutrition, a equipe descobriu que uma dieta de 8 semanas de proteína hidrolisada de cânhamo, poderia retardar o desenvolvimento da hipertensão em ratos geneticamente propensos.

Além do mais, a dieta também foi eficaz na redução dos sinais de hipertensão em ratos com condições já estabelecidas.

“Os resultados confirmam o potencial de HMH ( hidrolisado de farinha de semente de cânhamo ), como um ingrediente útil que pode ser utilizado na formulação de alimentos funcionais e nutracêuticos, para a prevenção e tratamento da hipertensão.”

Ainda que existam uma série de alimentos foram encontrados para ajudar a controlar a pressão arterial, os pesquisadores sugerem que o teor de proteína das sementes de cânhamo são altíssimos além de ser de fácil ingestão, fazendo dele uma escolha ideal.

“A presença de aminoácidos superior em proteínas de semente de cânhamo ( principalmente identificado como edestina e albumina ), e a alta digestibilidade, promove a sua eficácia como uma fonte de péptidos bioactivos que melhoram a saúde.”

Apesar dos resultados positivos, mais estudos ainda precisam ser feitos. A equipe diz que o próximo passo é identificar e purificar as sequências de proteínas responsáveis por esses efeitos anti-hipertensivos.

De qualquer forma, fica a dica para aqueles que quiserem tratar a hipertensão de maneira mais saudável e nutritiva: coma semente de maconha! Os estudos estão apenas confirmando conceitos que já existem há milênios.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s