Colorado fatura mais de US$ 5 milhões com maconha em menos de uma semana e não tem onde guardar o dinheiro

colorado-cannabis-_2779153b

Enquanto no Brasil nós ainda nos desdobramos para melhorar o nível do debate, em lugares mais evoluídos como a cidade de Denver, no Colorado, a preocupação é onde guardar todo o dinheiro das vendas.

Durante anos, o fato de empresas de maconha não poderem guardar seu dinheiro em instituições financeiras convencionais devido aos regulamentos bancários federais para combater o tráfico de drogas, tem sido um imenso problema. Mesmo com as declarações de Obama a respeito de possíveis mudanças e um pedido do governador John Hickenlooper há mais de três meses atrás, nada foi feito.

Agora porém, com o boom das vendas com a maconha recreacional, as lojas já faturaram mais de US$ 5 milhões em menos de cinco dias de vendas, o conselho da cidade de Denver está levantando a voz e tomando uma postura mais energética. Na reunião do conselho de ontem a noite, foi aprovada por unanimidade uma proclamação exigindo que os federais reescrevam as regras bancárias a fim de permitir que as lojas de maconha possam realizar operações fiscais como qualquer outro negócio.

Aqui vai um trecho bastante interessante da proclamação:

…forçar a indústria de maconha legal do Colorado a operar com base apenas no dinheiro, cria risco elevados de crimes – surge o risco de empresas de maconha se tornarem alvos de grupos criminosos; o risco desses mesmos criminosos se envolverem na indústria da maconha, gerando assim riscos para que o governo seja fraudado, os trabalhadores podem se tornar vitimas, os clientes e bairros próximos serão colocados em perigo…

Por lá, obter acordo sobre qualquer assunto relacionado à maconha é uma espécie de milagre. Por unanimidade então, é memorável. Mas dada a estimativa de 5 milhões de dólares em menos de uma semana, a perspectiva de acontecerem coisas como as descritas na proclamação fez com que até mesmo os vereadores mais relutantes deixassem suas panelinhas de lado e assinassem o documento.

Seria engraçado se não fosse um fato real e a nossa situação tão triste. Enquanto nós estamos arrancando nossos cabelos por aqui, na tentativa de ampliar o debate sobre uma possível legalização, no Colorado a preocupação deles é onde guardar o dinheiro das vendas de maconha.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s