Legisladores de Washington DC aprovam por unanimidade proposta de descriminalização da maconha

WashingtonDC

Estamos vivendo os últimos anos do proibicionismo, e os EUA estão na linha de frente dessa mudança.

O Estado de Washington já fez a sua parte, agora é a vez da capital dos EUA também entrar na dança. Nesta quarta-feira, o Comitê de Justiça e Segurança Pública do Distrito de Colúmbia deu aprovação unânime a uma proposta para descriminalizar o porte de até uma onça (28g) de maconha. A proposta agora segue para votação do Conselho Administrativo, onde a maioria dos membros são a favor do projeto de lei. Se aprovado, a consideração final ainda cabe ao prefeito Vincent Gray, que já declarou ser é a favor da proposta.

A proposta prevê que a posse de até uma onça (28g) de maconha seja reduzida a uma pequena multa de US $ 25 à US$ 100, dependendo se a pessoa estava fumando em público ou simplesmente possuía a substância. Na lei atual, a posse de qualquer quantidade de maconha pode levar a pena de prisão de até 6 meses .

O levantamento da entidade de direitos civis americana revela ainda que, com 15 prisões diárias porte de pequenas quantidades de maconha, o Distrito de Colúmbia gasta US$ 18 milhões por ano com a repressão.

De acordo com pesquisas recentes, 75% das pessoas em DC são a favor da descriminalização da maconha, um dos mais altos percentuais demonstrados em qualquer votação feita nos Estados Unidos. A mesma pesquisa revelou que 64% são a favor da legalização. Se aprovada em lei, a proposta entrará em vigor alguns meses depois.

De qualquer forma, não deixa de ser uma pequena mudança. Está longe do modelo aprovado nos estados de Colorado e Washington, mas pelo menos simboliza é um avanço. E se considerarmos que é a capital do país, significa um grande avanço.

Os tempos estão mudando, e a legalização da maconha é uma tendencia mundial. No país onde nasceu o proibicionismo, a ganja vem ressurgindo como uma fênix das cinzas. É uma questão de tempo até que a febre se espalhe de vez pelo planeta e chegue até nós. Pena que tenhamos que esperar tanto.

 

Anúncios

Uma resposta em “Legisladores de Washington DC aprovam por unanimidade proposta de descriminalização da maconha

  1. Pingback: Washington DC descriminalizará a maconha | CHARAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s