Nepeta, a maconha dos gatos

Conheça a erva dos gatos, planta medicinal e recreativa que fascina os felinos do mundo inteiro.

É interessante analisar que diversas espécies animais conhecem ervas medicinais, terapêuticas, alucinógenas e sabem muito bem fazer o uso medicinal ou recreacional dessas ervas. Ursos, cavalos, pássaros, peixes, macacos e diversos outras espécies fazem uso de ervas terapêuticas na natureza. No caso dos gatos (de doméstico à selvagens, como leões e tigres), existe uma erva muito especial chamada Nepeta, ou Catnip, a erva dos gatos.

A Napeta pode ser considerada uma especie de maconha dos gatos, tanto por seus efeitos medicinais quanto recreativos. Trata-se de uma planta muito utilizada pela veterinária e indústria pet. Segundo os estudiosos e veterinários, o cheiro dessa erva estimula o instinto predador do animal e afeta quase todos os felinos, inclusive leões, pumas e onças. Por isso, o catnip pode deixar o gato bastante agitado e alerta por horas. Após a brincadeira, eles, geralmente, comem muito e dormem um sono profundo.

Estão entre as espécies mais cultivadas para os gatos a N. cataria (erva de gato verdadeira), a N. grandiflora (erva de gato gigante) e a N. faassenii (erva de gato ornamental). Essas espécies possuem uma substância ativa chamada neptalactone, que age como feromônio, atraindo, relaxando ou estimulando a maioria dos felinos.

A erva dos gatos é considerada uma droga terapêutica para a recreação e controle de stress de felinos, sem efeitos tóxicos e nenhuma dependência física ou química. O maior cuidado com o consumo do catnip deve ser como abuso e a procedência; prefira produtos cultivados sem agrotóxicos.

O Catnip pode ser encontrado em qualquer petshop e cada vez mais os donos de gatos utilizam esse meio para deixar seu gato mais alegre e brincalhão. Você encontra o catnip em vários formatos, em spray, embutido no interior de brinquedos, como os ratinhos de pano e até mesmo puro, seu formato original.

Leia o que está escrito no verso da embalagem de um brinquedo que contém catnip, facilmente achado em qualquer petshop:

  • Catnip tem um efeito psicoativo sobre o gato como se fosse uma droga leve para ele. Catnip produz uma sensação gostosa no gato, que ele irá adorar. Catnip não tem perigo nenhum, não faz mal a saúde do gato, caso não utilizada abusivamente
  • Seu efeito tende a durar cerca de 5 a 10 minutos e ocorre após o gato cheirar a erva.
  • O efeito de catnip no gato é causado por um composto ativo chamado de nepetalactone. O efeito sobre o gato é psicoativo, pode deixar o gato agitado e querendo interagir muito com o brinquedo que contém a erva.
  • Ingerir catnip pode deixar o gato em estado relaxado e levemente sedativo. Não há perigo em deixar seu gato comer a erva. Se ingerida em grandes quantidades pode gerar um desconforto.

Veja este vídeo muito engraçado que a galera do The Pet Collective produziu, mostrando os efeitos do catnip – qualquer semelhança com um maconheiro, não é mera coincidência.

 

 

Lembra alguma outra erva? Pois é, parece exatamente uma maconha, só que dos gatos. Ela pode ser utilizado tando de maneira medicinal quanto recreativa e não causa malefícios à saúde do bichano. Engraçado como muitos proibicionistas não tem pudores na hora de “drogar” seu gato, comprando brinquedos à base de catnip para distraí-lo, mas ficam cheios de dedos quando cruzam com um maconheiro na rua. Pelo menos os gatos podem brisar em paz; já nós humanos precisamos travar uma dura luta contra o proibicionismo e essa insana guerra que se estende há quase um século.

De qualquer forma, agora já sabemos de uma coisa: gatos curtem uma brisa! Aqui estão outros vídeos que também demonstram bem os efeitos da erva dos gatos e ajudam a explicar porque os felinos gostam tanto dessa planta.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s