Obama reafirma sua opinião em relação à maconha, mas diz que as leis federais continuam valendo

 

Em uma entrevista à CNN, o presidente Barack Obama reafirmou que acha a maconha menos prejudicial que as drogas legalizadas, como tabaco e álcool. Quando perguntado se apoiaria a remoção da maconha da lista A1 de substâncias proibidas (que incluem heroína e ecstasy), ele se recusou a responder.

“Eu mantenho o meu ponto de vista baseado em evidências científicas de que a maconha para usuários casuais, usuários individuais, está sujeita a abusos, assim como o álcool, e deve ser tratado como um problema de saúde pública e um desafio”, disse ele.

Obama também disse que sua principal preocupação é a criminalização do uso da maconha.

“Mina preocupação é quando você acaba tendo penas muito pesadas para usuários individuais que podem ser aplicadas de forma desigual, em alguns casos, como um disparate racial.”

“Eu acho que isso é um problema. Vamos ver o que acontece nas experiências do colorado e Washington. O Departamento de Justiça continuará a cumprir as leis.”

Ao mesmo tempo,o presidente americano disse que o governo federal não tem recursos pra ficar policiando “quem está na esquina fumando um baseado”.

Obama também fala que acha importante que as crianças e adolescentes não tenham acesso às drogas. Mas alerta que a legalização não é uma panaceia e que merece ser vista com mais cautela, pois virão muitos desdobramentos de uma legalização como grandes empresas, com muitos recursos, distribuição, industria e etc.

De qualquer forma, mais uma vez o presidente dos EUA dá sinais de que é minimamente sensato e flexível no assunto maconha. É possível reparar na entrevista, no discurso e tom de voz, que o “Obama maconheiro” sabe exatamente o que precisa fazer, mas o seu lado político ainda esta muito preso às pressões que o proibicionismo impõe. Pelo menos, por lá está acontecendo algum avanço.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s