Maconha combate a degeneração da retina

vision_leadership

Já é sabido que a maconha é extremamente útil à pacientes com glaucoma, pela sua capacidade de expandir as veias do globo ocular, reduzindo assim a pressão intraocular ocasionada pela doença.  Porém ela parece oferecer mais benefícios à visão, uma vez que ajuda não só na circulação e pressão do sangue, mas também na saúde da retina.

Um estudo conduzido por pesquisadores do Departamento de Fisiologia da Universidade de Alicante, publicado na edição da revista Experimental Eye Research deste mês e publicado on-line pelo Instituto Nacional de Saúde, descobriu que os canabinóides – compostos naturais da maconha – podem atrasar a degeneração da retina em pacientes com retinite pigmentosa, uma doença ocular que muitas vezes provoca cegueira.

“Os canabinóides têm demonstrado exercer efeitos neuro protetores em diferentes tipos de lesões neuronais”, é como começa a publicação. Segundo os pesquisadores, o objetivo do estudo é abordar o potencial terapêutico dos canabinoides ” na degeneração dos fotorreceptores, conectividade sináptica e atividade funcional da retina em ratos P23H transgênico.”

Os pesquisadores descobriram que: “Estes resultados indicam que HU210 (um canabinóide sintético) preserva o cone e a haste da estrutura e função, bem como seus contatos com os neurônios pós-sinápticos, em ratos P23H”.

Eles concluem: “Estes dados sugerem que os canabinóides são potencialmente úteis para retardar a degeneração da retina em pacientes de retina pigmentosa.”

Esse é apenas mais um estudo que indica os benefícios da maconha para a visão. Já é clichê falar que maconha trata glaucoma (efeito dilatação dos vasos sanguíneos oculares), mas a ciência nos diz que não acaba por ai. Os argumentos proibicionistas já não se sustentam mais, e a medicina é a principal trilha para a legalização da ganja. Que o Brasil entenda isso, e mude suas leis o quanto antes, pois são muitos os que precisam desse medicamento milenar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s