Primeiro comercial de maconha na história é exibido nos EUA

 

Em um mercado regulamentado, a maconha é tratada com outros olhos. Há uma naturalidade que o proibicionismo faz questão de esconder.

É a primeira vez na história que um comercial de maconha é veiculado em alguma emissora de TV. Trata-se de uma peça produzida pela MarijuanaDoctors.com, um site que conecta pacientes à médicos que possam prescrever o medicamento, de maneira confiável, confidencial e segura.

O comercial começa de maneira engraçada, mas tem caracter muito inteligente, comparando a venda de maconha ilegal com a regulamentada. No ínico, um traficante aparece vendendo sushi, sashimi e outras comidas da culinária japonesa (tudo ilegal), e finaliza dizendo “Você não compraria sushi deste cara. Então, por que comprar maconha dele”.

Vale lembrar que as restrições quanto ao horário da exibição dos “comerciais canábicos” precisam ser respeitadas, e na verdade, também precisams er aplicadas às outras drogas, como o álcool e medicamentos industrializados. Aqui no Brasil essa meta fica um pouco mais difícil, uma vez que a Ambev está entre as principais anúnciantes de TV no país. O lobby do álcool foi tão forte, que foi decisão quase unanime, quando retiraram a emenda ao PL 7663/10 do Dep. Osmar Terra, que restringia a propaganda de bebidas e obrigava os rótulos à virem com mensagens de aviso.

O anúncio da maconha começou a ser veiculado esta semana pela operadora de TV por assinatura Comcast, a maior dos Estados Unidos, no estado de Nova Jersey e na região metropolitana de Chicago, no Illinois. Depois, passará no Massachusetts. O vídeo só pode ser veiculado entre 22h e 5h, e não pode ir ao ar em canais infantis. Segundo a Comcast, a propaganda da MarijuanaDoctors.com é o primeiro comercial de maconha na TV americana.

É impressionante como a maconha está ganhando espaço e reconhecimento. No mundo inteiro pipocam governos que estão pensando em alterar suas políticas de drogas e pacientes começam a ser tratados com mais dignidade. Com marola legalizadora chegando agora em terrar tupiniquins, é seguro afirmar que num futuro não muito distante, poderemos ver comerciais (ou não) semelhantes por aqui. Regulamentar a maconha é fundamental, e tanto legisladores quanto sociedade já perceberam isso.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s