Obama pretende conceder clemência aos presos por tráfico de drogas

Obama-phone

O presidente norte-americano parece ter entendido bem os prejuízos da guerra às drogas e está se esforçando para mudar essa realidade.

Ao que tudo indica, os dias da Guerra às Drogas de fato estão contanos da terra do Tio Sam. Empenhados em recuperar o tempo perdido com tamanha ilusão, novas medidas parecem estar sendo tomadas para desafogar o judiciário e o sistema carcerário dos EUA.

Kathryn Ruemmler, Conselheiro da Casa Branca, afirma que o presidente Obama solicitou que o Departamento de Justiça acelere o processo de recomendação de clemência à prisioneiros vitimados pela guerra às drogas.

“O presidente acredita que é de grande importância ajudar a corrigir os efeitos das sentenças desatualizadas excessivamente duras, as quais tanto Congresso quanto povo americano já reconheceram não ser de interesse da justiça”, disse Ruemmler. “Este esforço também reflete o fato de que nossa população carcerária já está muito sobrecarregada, com uma maioria de infratores de baixo nível, não-violentos e sem antecedentes criminais significativos”.

O presidente Obama instruiu o Departamento de Justiça para que melhore seu processo de recomendação de clemência, afim de facilitar o aumento maciço de petições de clemência que ele pretende assinar antes de deixar o cargo. Funcionários estão se preparando para o processo e já atualizam o sistema de petições.

Esta grande reformulação oferece esperança à milhares de presos que cumprem pena por delitos relacionados às drogas, seja um pequeno traficante ou um usuário. Até agora o presidente Barack Obama já concedeu clemência à um total de apenas 10 pessoas. Parece que ele gostou da experiência e topou o desafio.

Podemos ver claramente nesse caso, que ainda estamos muito atrasados quanto ao processo de legalização – mesmo com os recentes avanços no cenário nacional. Enquanto o presidente dos EUA pretende dar clemência à milhares de presos envolvidos com tráfico de drogas, por aqui ainda existem projetos de lei em tramitação no Senado Federal que pretendem aumentar as penas de traficantes. É o caso do já quase esquecido PLC 37/2013, do deputado Osmar Terra. A temporada das Marchas da Maconha está ai para dizermos de uma vez por todas um não à essa política de drogas fracassada e exigir uma solução mais saudável para a sociedade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s