Maconha será descriminalizada na Jamaica

Peter Tosh

O debate é bastante antigo e já teve inclusive um projeto de lei aprovado. Mas agora o governo anunciou oficialmente a mudança e a descriminalização  finalmente deve sair d papel.

Muita gente não sabe, mas na Jamaica, atualmente, a maconha é ilegal e seu consumo punido com cadeia. Se até para os caretas brasileiros deve parecer uma ideia absurda, imagine para os jamaicanos que tem na ganja uma grande referencia cultural. Porem, esta realidade está prestes a mudar: o governo jamaicano acaba de anunciar que pretende descriminalizar o porte de maconha. Mais que isso, anunciou também que permitirá a posse para fins médicos e científicos (além do uso religioso). O governo espera desenvolver uma industria medicinal com base na maconha, podendo assim estabelecer impostos e reverter essa renda em investimento para áreas de grande peso social como a Educação e Saúde.

O ministro da justiça Mark Golding afirmou que o gabinete dele está apoiando uma proposta que prevê a descriminalização da posse de até duas onças (aproximadamente 56 gramas) de ganja. Segundo a proposta, quem for pego com maconha pode até ser sujeito a multas, mas não mais à punições criminais.

Golding disse que o governo também irá elaborar uma legislação que permita que as pessoas condenadas sob a lei atual por uso ou posse de maconha, tenham seus registros criminais apagados.

Em outubro do ano passado um projeto de lei já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, mas aparentemente o processo só desenrolou agora. Mais de uma década atrás, uma comissão nomeada pelo parlamento já havia recomendado a descriminalização  ao governo, mas apesar da pressão a ideia não avançou. Dessa vez parece que realmente vai.

A maconha é uma parte importante da cultura jamaicana e é usada como sacramento religioso pelos rastafáris há muito tempo. A mudança da lei na Jamaica está em perfeita sintonia com a crescente tendência global, como vem acontecendo nos EUA, Europa e América Latina. Com certeza essa decisão será muito levada em conta por outras ilhas do Caribe. Ainda que parcial, essa vitória é uma prova de como a legalização está avançando e se tornando consenso no planeta.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s